Uma terra mística. Aqui o sincretismo religioso é sem paralelo. Terra da ginga da capoeira e da batida do samba. A Bahia é o coração histórico e cultural do País.
O principal destino turístico dos brasileiros.
Berço histórico e cultural do Brasil, a Bahia é um estado de espírito.
É difícil para qualquer Estado brasileiro superar a Bahia quando se fala em turismo: mar, sol, coqueiros, cidades históricas, ecoturismo e pratos de dar água na boca podem ser curtidos pelo visitante em ambientes alegres e hospitaleiros, com uma infraestrutura que até turistas vindos do Primeiro Mundo aprovam. Tem Bahia para cada um, não importa seus interesses e preferências. O folclore, a culinária, o maior Carnaval do mundo e o sincretismo religioso são destaques para quem busca conhecer a cultura baiana.
O conforto dos resorts ou praias desertas
Grandes resorts no Estado da Bahia oferecem conforto e contato com a natureza, mas ainda existem praias rústicas e inexploradas à espera dos aventureiros. A capital, Salvador, com seus becos e ladeiras, é memória viva de muitos aspectos da cultura brasileira, da colonização aos nossos dias.
O povo baiano
Você terá igualmente o privilégio de entrar em contato com o povo baiano, muito tranquilo, divertido e hospitaleiro. E não é de lá que vêm as brejeiras expressões “no stress” e “fique calmo, você está na Bahia!”?
Se o turista for estrangeiro:
Em voos domésticos serão necessários Passaporte ou Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE). São aceitos ainda a Identidade Diplomática ou a Consular ou outro documento legal de viagem segundo o Decreto n°5.978/2006 ou resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil.
Para desembarque internacional é obrigatório o Passaporte ou a Carteira de Identidade Civil (RG) para cidadãos dos países do Mercosul.
Evite abusos com a culinária local. Muita gente exagera, esquecendo que é apimentada, leva óleo de dendê e temperos fortes. Hidrate-se e use protetor solar.
Segurança
Na praia - Não deixe sua bolsa ou outros pertences jogados na areia enquanto vai tomar seu banho de mar. Quando estiver sob o guarda-sol, coloque-os à sua frente, nunca atrás de você.
Em caso de dificuldades, peça ajuda aos recepcionistas do hotel, ao Posto de Turismo ou à polícia. Jamais a estranhos.
O clima varia muito em função da região e época do ano.
No norte baiano a época seca vai de agosto a maio.
No sul depende mais da sorte. Pode chover em qualquer mês do ano e as épocas chuvosas e secas não são bem definidas.